21 de out. de 2015

Dia Mundial da Usabilidade 2015 | Workshops - Inscrições abertas!

Estão abertas as inscrições para os dois workshops que serão oferecidos no Dia Mundial da Usabilidade 2015!

Os workshops acontecerão simultaneamente no dia 13 de novembro, das 9h às 15h30, nos Institutos Lactec, em Curitiba-PR. E para ministrar cada um deles, traremos Renata Zilse Borges e Christiane Melcher.


O investimento para cada workshop é de R$200,00 para Membro UXPA e de R$250,00 para os demais participantes. 


Veja as informações sobre cada um dos workshops abaixo:


Mix de técnicas de pesquisa em UX e métodos ágeis, com Christiane Melcher


Sobre a instrutora:
Christiane Melcher atua na área de experiência do usuário em internet há mais de 15 anos. Trabalhou por mais de 8 anos na globo.com, onde foi arquiteta de informação de produtos líderes de audiência até receber o desafio de construir um Laboratório de Usabilidade do zero. Montou equipe, desenvolveu uma nova metodologia de pesquisa e foi pesquisadora responsável por alguns anos até treinar todo o time de UX da empresa. Em junho de 2015, resolveu empreender e abriu a New Use Experiências Digitais, que presta consultoria na área de pesquisa e arquitetura de informação com objetivo de ajudar as empresas a implantarem um processo de pesquisa ágil em UX e conhecer melhor os usuários para que façam produtos adequados às suas necessidades. 
Palestrante convidada em congressos, é Mestre e Especialista em Design na linha de pesquisa de Interação Humano-Computador da PUC-Rio, onde também atua como professora de pós-graduação.

Objetivo:
Overview da dobradinha “pesquisa em UX + métodos ágeis”. Apresentar dicas, desafios e técnicas para se ter visão do escopo do projeto e também como aproveitar o tempo com um mix de técnicas de pesquisa.

Conteúdo do Workshop:
  1. Overview de um sprint no scrum
  2.  Desafios e papéis do profissional de UX
  3. Técnicas de Story Mapping para ter visão do escopo macro
  4. Como otimizar o tempo de pesquisa e aplicar um mix de técnicas
  5. Exercícios práticos dos temas discutidos

Público alvo:
Profissionais que trabalham com pesquisas com usuários, com alguma familiaridade com teste de usabilidade.

Inscreva-se para esse workshop em: http://www.institutoslactec.org.br/menu-capacitacao/curso-mix-de-tecnicas-de-pesquisa-em-ux-e-metodos-ageis/


______________________________________________________________________





Field Survey: Design Thinking Step 1, com Renata Zilse Borges

Sobre a instrutora:
Renata é doutoranda em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em Design, Usabilidade e Ergonomia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002-2004) e graduação em Design de Produto (Centro Universitário da Cidade), além de curso técnico em Design Gráfico (Senai).
Com o ponto de vista da ergonomia, trabalha sempre para que produtos ofereçam experiências simples e naturais para todos, em todos os contextos digitais e físicos de interação. Na Samsung, contribui com diversas atividades para o conhecimento dos usuários, seus modelos mentais e expectativas. Para tal, está envolvida nas atividades de planejamento, criação, aplicação e análise de surveys de campo, coletando insights para guiar soluções inovadoras, sempre em foco nas necessidades do usuário e facilidade de uso do produto. Além disso, tem experiência também em diversas áreas do design: design de serviço, branding, websites, apps, sistemas de sinalização, design de embalagens, revistas e outras soluções de comunicação para problemas específicos.

Objetivo:
Desenvolver no público a percepção de importância de um processo de pesquisa, treinando o planejamento do mesmo, desde o perfeito entendimento da questão, passando pela elaboração da pergunta até o acompanhamento em campo.

Conteúdo do Workshop:
  1. Delineação do problema: identificação do que não se sabe e definição da pergunta
  2. Execução do plano de pesquisa
  3. Identificação de parceiros e seleção do mais adequado
  4. Coordenação e participação da pesquisa de campo
  5. Sumarização dos primeiros findings
  6. Análise dos resultados finais e conversão em insights para o processo de inovação


Público alvo:
Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com pesquisas com usuários, das áreas de: Design, Comunicação, Sociologia, Engenharia, Análise de Sistemas e afins.



Garanta logo seu lugar, pois as vagas são limitadas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário