28 de nov. de 2014

Pesquisa UXPA | Resultado - Survey sobre salários (2014)

A UXPA (User Experience Professionals Association) divulgou os resultados de uma pesquisa sobre salários de profissionais que trabalham com experiência do usuário (UX). A pesquisa teve uma amostra de 1355 participantes de 58 países.

Se você trabalha na área, é interessante verificar estes resultados para entender um pouco mais sobre a valorização do profissional de UX, com uma visão global.

Veja a pesquisa no link abaixo:

13 de nov. de 2014

Dia Mundial da Usabilidade 2014

133 eventos estão sendo realizados hoje para celebarar o Dia Mundial da Usabilidade 2014 em 40 países pelo mundo inteiro. A UXPA Curitiba, com muita satisfação, foi responsável por um destes eventos, trazendo à tona o tema da Usabilidade & a Cidade.

Profissionais da área de UX costumam analisar e investigar sistemas como produtos do cotidiano, softwares e interfaces de uso como um todo. Porém, e se olhássemos a cidade como um sistema, analisando-a sob a ótica da Usabilidade? Essa foi a proposta desta reunião de profissionais, neste dia tão importante.

O evento foi composto por uma mesa redonda de quatro profissionais — Lourival Lippmann, Cristiana Miranda, Silvia Amélia Bim e Amanda Maia — unindo as áreas de pesquisa acadêmica, desenvolvimentos no mercado e ensino. A mesa redonda foi mediada pela pesquisadora Virgínia Borges Kistmann. Foram abordados temas como: acessibilidade e usabilidade em sistemas de transporte público, implementação de tecnologias para smart cities com o auxílio de usuários, aplicativos que ajudam no uso da cidade e como que é criada esta nova "cidade virtual", bem como o impacto do uso destes aplicativos no cotidiano. A conversa também foi aberta ao público presente, 65 pessoas, que buscou discutir com os profissionais convidados alguns pontos como: obstáculos e estratégias para lidar com organizações públicas, a aplicação de pesquisas com usuários e como engajá-los para participarem da coleta de dados, desenvolvimento e aplicação, entre outros.

Foi uma manhã de muitos questionamentos, buscando entender como que nós, como profissionais de UX, podemos nos engajar na criação e melhoria de sistemas para a cidade. Chegamos à conclusão que, apesar dos obstáculos encontrados nos desenvolvimentos das pesquisas abordadas, elas sempre se mostram muito mais ricas do que os pesquisadores imaginavam durante o planejamento. Outro consenso verificado é do quanto se mostra importante ouvir, observar e sempre buscar compreender os usuários, independente da temática da pesquisa. E, como colocado pela professora Sílvia Bim, que a Usabilidade e UX é uma "área do bem", que sempre busca tornar o entorno dos usuários cada vez mais fácil.

Sendo assim, nós, da UXPA Curitiba, agradecemos a todos que participaram desta celebração conosco, e parabenizamos todos os profissionais da Usabilidade e Experiência do Usuário por atuarem em uma área tão importante e que, felizmente, a cada dia ganha mais visibilidade.

Veja algumas imagens do evento:





Veja alguns dos meios de comunicação que divulgaram o Dia Mundial da Usabilidade 2014, realizado pela UXPA Curitiba, Institutos Lactec e Intefácil:
BandNews FMCentro Brasil DesignParanáShopDesignBrasil.orgPortal Institutos LactecParaná PortalDerville Imóveis

Conectividade e a Internet das Coisas

A UXPA Curitiba já está organizando um novo evento para o início de 2015.
Anote na sua agenda!



Em breve divulgaremos mais detalhes sobre o evento.

7 de nov. de 2014

Dia Mundial da Usabilidade - Vídeos feitos por alunos da UTFPR

Como uma das ações do Dia Mundial da Usabilidade | 2014, com temática "Usabilidade e a Cidade", alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foram convidados a realizar um olhar crítico sobre a cidade de Curitiba e seus problemas de usabilidade.
Um compilado de takes dos vídeos elaborados pelos alunos será exibido no evento Dia Mundial da Usabilidade Curitiba | 2014.



Para inscrever-se no evento, clique aqui.
Veja a agenda do evento.


Confira a seguir os resultados dessas atividades, representados por vídeos para cada equipe.

PROPOSTA 01
Cursos: Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design
Disciplina: Audiovisual e Semiótica / Proposta: Cidade, usabilidade e audiovisual; e Figuras de Linguagem na Cidade.

Equipe 01 (Sua cidade, nossa casa), Equipe 02 (Usabilidade), Equipe 03 (Passeio público - modos de usar):


PROPOSTA 02
Cursos: Sistemas de Informação
Disciplina: Design de Interação

Equipe 01 (Informações nos pontos de ônibus), Equipe 02 (Mobilidade de pessoas cegas), Equipe 03 (Informações dentro dos ônibus)


Equipe 04 (Usabilidade na rodoferroviária), Equipe 05 (Usabilidade em restaurantes), Equipe 06 (Usabilidade e Moradia)


Agradecimentos
Agradecemos às professoras Sílvia Amélia Bim e Ana França pela realização destas atividades e por compartilhar os resultados conosco.

Dia Mundial da Usabilidade 2014 | Agenda

Foi divulgada a agenda para o Dia Mundial da Usabilidade | 2014, realizado pela UXPA Curitiba, em parceria com os Institutos Lactec e Interfácil.

Será realizada uma mesa redonda com especialistas da área, mediada pela pesquisadora em gestão do design e smart cities Virgínia Borges Kistmann. Participarão os seguintes convidados:
Lourival Lippmann, coordenador de projetos de smart grid e cities dos Institutos Lactec; 
Cristiana Miranda, consultora em design de ambientes e acessibilidade;
Silvia Amélia Bim, professora da UTFPR, atuante nas áreas de Engenharia Semiótica, avaliação de interfaces e avaliação de comunicabilidade;
e Amanda Maia, professora do SENAI, mestre em Design da Informação, com projetos voltados para sistemas de transporte público.

Inscrições em https://uxlactec.typeform.com/to/gcVJtK

Mais detalhes em http://worldusabilityday.org/events/2014/world-usability-day-2014-curitiba

Dia Mundial da Usabilidade 2014 | Divulgação



Os Institutos Lactec, a Associação de Profissionais de Experiência do Usuário (UXPA) e a Interfácil promovem, no dia 13 de novembro, uma das 98 ações simultâneas em comemoração ao Dia Mundial da Usabilidade, em Curitiba.




Data: 13 de novembro (quinta-feira)
Horário: 9h30 às 12h
Local: Salão das Araucárias dos Institutos Lactec (Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico – Curitiba)
Entrada: gratuita, mediante inscrição no site (https://uxlactec.typeform.com/to/gcVJtK)



Mais informações: http://worldusabilityday.org/events/2014/world-usability-day-2014-curitiba